Trapos

02:34

A minha vida é feita de pedaços de tecido. Cada um deles representa um sonho meu interrompido. Já não tenho espaço para mais, começo a sufocar com tantos... Chegou a altura de lhes fazer alguma coisa: junto-os e começo a olhar para cada um. Sempre que passava os olhos por um deles, vinha-me de imediato à cabeça a respetiva história. Vejo neles tantas noites mal dormidas e tantas coisas que foram prometidas, e poucas ou nenhumas foram cumpridas...
Muitas vezes tentei fugir de tudo isto, de todos estes trapos, mas há muito que se entranharam em mim. Muitos deles existem porque eu criei expectativas para com as pessoas e as situações, que depois ficaram muito aquém do que eu imaginava. Estava iludido, mas só me apercebia disso no fim. Ainda assim era capaz de fechar os olhos novamente, o que resultaria inevitavelmente noutra deceção. Alimentava-me da inocência. Ou seria da burrice? O sentimento inicial era maravilhoso: o nosso coração a disparar loucamente, a adrenalina, o entusiasmo... Era tudo lindo; um sonho, até que de repente um pedaço de chão caía. E atrás dele acabava por ir todo o seu resto, às vezes lentamente, outras vezes mais rápido do que seria possível imaginar. Tudo se pode estragar com atos impulsivos. A alegria e a tristeza andam muito longe, mas ao mesmo tempo muito perto: ambas nos fazem cometer loucuras, ambas podem fazer enormes mudanças.
Na minha vida tive várias; nem todas foram o que eu desejava, no entanto. Mas não é assim? Talvez se trouxéssemos um manual de instruções, tudo fosse um pouco mais descomplicado.  
Agora vou agarrar todos estes pedaços, vou cosê-los e formá-los num só: um grande ponto final. Chega de pensar no passado. Chega de pensar no que podia ter acontecido e no que podia ter feito. Não quero ficar mais preso a isto, não vou deixar que o passado não me deixe viver o meu presente, no sentido literal da palavra.

You Might Also Like

14 comentários

  1. O texto está lindo Afonso <3

    ResponderEliminar
  2. MT bem escrito, mas....AAAAALEEGRIAAAAAA!Seres feliz é responsabilidade tua! Um direito e um dever de quem tem a capacidade de contruir o futuro a partir do agora. Deixa a tua luz brilhar com AMOR e ALEGRIA. Deixa-os nascer no teu coração e crescer para o mundo.Não precisas de ninguem para isso. È bom para ti e o mundo agradece.Beijos, Lindo.

    ResponderEliminar
  3. o texto está lindo mesmo! parabéns pq é perciso uma grande coragem para seguir em frente, apoio-te :)

    ResponderEliminar